quinta-feira, 13 de maio de 2010

Palpiteiro

Palpeteiro é aquele que gosta de dar palpites, claro!
Dentre eles, há dois tipos: os diretos e indiretos.
Um palpiteiro direto, é aquele que diz o que acha na sua cara, ele não espera você sair pra fazer cochicho. Geralmente são intrometidos, e desbocados. Os exemplos mais corriqueiros são – as sogras, as tias mais velhas que não casaram ou que vêem defeito em tudo, o impertinente e sempre presente sabe-tudo, entre outros.
Já um palpiteiro indireto, é aquele que não se expõe. Ele troca palpites sobre alguém com um outro palpiteiro geralmente indireto. E dos exemplos mais periculosos estão as vizinhas que moram nas calçadas e passam de vez em quando em casa, as marias que ficam na janela das cidades interioranas, os religiosos descontentes com a igreja que freqüenta, os funcionários que estão de olho na vaga do gerente. Não podemos esquecer os invejosos, lógico. Esses são os que mais contaminam.
Mas enfim, são muitos os palpites dos palpiteiros. E o que diz o ditado? Se conselho fosse bom, não se dava, vendia.
Sim, há palpites convenientes. Principalmente quando são feito por quem tem intimidade, ou por alguém que desejar de fato ajudar.
Mas há outros que não, vejam só!
Há alguns dias um palpiteiro veio me sugerir um novo corte de cabelo dizendo que estou com um aspecto velho. Fora que na semana passada ele teve a ousadia de me dizer que achava que eu não iria casar! Há cinco meses ele me disse para seguir a profissão da minha mãe. Há cinco anos ele não concordou com a minha conversão. Ah, faça me o favor!Quem perguntou alguma coisa, gente?
Há pessoas que não medem suas palavras. São verdadeiros sem-noção!
Uma amiga, na véspera do casório, disse que ouviu de um conhecido que não ia demorar muito para ela e o noivo se separar. Detalhe, eles nem tinham casado ainda, e já tinha gente pensando na separação, pode?
E a mesma coisa de você montar uma empresa, e alguém dizer que não vai demorar muito para ela quebrar! Quanto incentivo?
E por que a maioria dos palpites são assim - Intransigentes?Será que essas pessoas olham para si mesmas com a mesma intensidade de como olham para os outros?
Acredito que não! Pois se olhassem não teriam tempo de fazer tanto comentário inútil.
É como a história da mulher que todo dia olhava pela janela, e comentava com o marido que a roupa da vizinha estava suja. Até que simplesmente numa tarde ela espantada procurou o marido pra dizer:
- Amor, a roupa da vizinha esta tão limpa hoje. Será que ela percebeu que não estava esfregando a roupa direito?
E o marido respondeu.
- Não é, amor. E que hoje de manhã eu dei uma passadinha de pano no vidro da nossa janela. Estava sujo viu!

Nenhum comentário: