sexta-feira, 21 de maio de 2010

Doce, doce lar.

Não há lugar mais aconchegante do que a nossa casa.
Doce, doce lar. Só na minha casa me sinto plenamente a vontade para ser eu mesma. Na casa da gente pode se “tudo”. Andar descalça com pouca roupa. Abrir a geladeira e dizer que não tem “nada”.
Na casa dos outros não é assim. Não temos essa liberdade. Temos que seguir horários e regras da família local. E por mais que te chamem – da família, ou da casa, sabemos que no fundo não passamos de visita.
E visita, não se pode dar ao luxo de...
. Dormir e acordar na hora que bem entendem
. Comer mais do que dois pães no café da manha.
. Ficar mais que 15 minutos no chuveiro.
. Permanecer quetinho quando alguém quer falar, ou falar quando alguém quer ficar quetinho.
. Reclamar do barulho do papagaio.
. Pedir para criança parar de manha.
. Trocar o canal da TV, ou criticar um programa que eles adoram.
. Ligar o som bem alto, cantar e fazer performance.
. Pedir pra fumar lá fora.
Sendo assim tudo fica meio superficial. E pra quem gosta de dizer o que pensa(como eu) fica mais complicado ainda.
Por exemplo. Eu não sou muito chegada a gatos. E fui dormir na casa de uma conhecida que possuí um felino. Não deu outra. Quando ele se aproximou, eu disse: - Saaaaiiiiii pra lá!
A dona não gostou muito. Disse que o gato tinha ficado triste. Nunca mais foi a mesma comigo.
E nas datas festivas de fim de ano? Sempre rola um draminha.
No primeiro dia é uma festa. Contam sobre cada um da familia do nascimento ao casório. Compartilham tudo. Se precisar ir na padaria? Te levam de carro. Acabou o hidrante? Pega no guarda-roupa.
Mas depois do quarto dia começam vir as diferenças. Se você não sabe cozinhar e ajuda na limpeza da casa, reclamam porque não saem do fogão. Se você cozinha muito bem, mas não ajuda na limpeza, reclamam porque não saem da pia. Nunca esta bom o suficiente!
E quando alguém te convida para passar o fim de ano na casa de praia dele?E você começa a pensar na bela casa que você vai repousar por uns dias?
Ai de repente chega na casa da simpatia. Não tem cobertor, não tem cama o suficiente, e nem comida, o que tem de sobra é pernilongo!
Chuveiro quente? Mais pra morno! Televisão? Quatorze polegadas.
Ventilador?É melhor deixar pra lá.
Cama, comida, e roupa lavada, sem tititi na casa dos outros e de se estranhar!

Nenhum comentário: