domingo, 17 de maio de 2009

Quanto vale?

Um conhecido me disse que após a compra de um carro, o numero de “amigos” aumentou.
- As pessoas se relacionam na base do interesse! – ele comentou irado.
Essa questão é algo tão presente que muitos perderam pelas estradas da vida, a crença de que o amor genuíno (puro, verdadeiro, legitimo) existe!
A aparência é algo que conta muito. Muitas pessoas apostam seus créditos no tênis da moda, no celular ultra-moderno, no carro do ano, no certificado de conclusão de curso superior, ou num cargo importante de uma empresa.
E esse fascínio pelo material que muitas vezes nos persegue, deixam nos cada vez mais competitivos, fragilizados, forjando em nós o anseio por impressionar.
Cremos mesmo incoscientemente, que o exterior é mais relevante do que o interior de um individuo.
Não desconsidero a importância dos bens materiais, mas eis que me questiono diante das injustiças, o ser humano vale o que tem?
Vi o documentário de um rapaz que estava preso, e justificou sua condição, com o fato de desejar o que um salário mínimo não poderia proporcionar! Ele preferiu correr o risco de ser preso, ao se submeter a ser um homem assalariado.
No mesmo documentário os moradores de uma favela relatam o quanto os traficantes eram respeitados, por conta da autoridade que exerciam, e os bens que “proporcionavam recursos a comunidade”.

É fato que um homem dotado de "autoridade e bens" goza de vantagens. V
eja no poder executivo, além de todos os beneficios e mordomias decorrente de um cargo publico, nossos representantes se beneficiam com passagens aereas pagas pelo povo, enquanto pessoas menos favorecidas morrem sem atendimento nas filas dos hospitais, e não poucas trabalham por um prato de comida!
O produzir, consumir, conquistar para impressionar ocupa tanto nosso espaço que questões vitais como o dialogo familiar foi minimizado.
Nessa correria do dia a dia há filhos que não recebem mais um simples abraço, mas com certeza possuem e manejam um vídeo game de ultima geração!
Estamos carentes de "pele", porque substituimos a integridade, a verdade, e a amizade por outros valores!
Um verdadeiro amigo é privilegio de poucos.
Fomos criados para viver em união, mas por conta de nossos medos e frustrações, nos nós apartamos acompanhados de nosso note-book e MP5, seguindo direto para nossa casa de praia, e ali ficamos...sozinhos...por que provavelmente, não queremos, a companhia de interesseiros e inferiores!

Nenhum comentário: