sexta-feira, 30 de julho de 2010

Como cacto!

A pessoa critica é como um cacto do deserto – seca e espinhosa.
Por mais que o cacto disponha de uma beleza exótica e peculiar, e natural capacidade de gerar flores e frutos, ele sempre usa seus espinhos para se proteger, e se afastar.
Como num mecanismo de defesa, quem foi muito criticado e pressionado acaba desenvolvendo esse costume.
Quando não construtiva, a critica tem efeitos destruidores, tais como...
. Ressaltar os defeitos dos outros.
. Achar que as pessoas devem pensar como pensamos, e agir como agimos.
. Afastar as pessoas e perder a oportunidade de fazer novos amigos.
. Causar problemas no caráter como: insegurança, medo, perfeccionismo, competição.
. Desenvolver agressividade, isolamento.
. Abortar sonhos e projetos, entre outros.
Esses dias eu estava com pensamentos críticos, desvalorizando os acertos, e ressaltando as falhas. Esse é um mal que nos cerca!
Eu me lembrava de alguém e minha mente se encarregava de emitir o extrato das mancadas. Pensava em outra pessoa e acontecia o mesmo. Eu, não fiquei de fora de meu próprio julgamento.
Conforme os pensamentos foram seguindo disparados, me alertei - Critica é resultado de amargura.
E amargura traz muitos males tanto pra mente como pro corpo, além de nos afastar das pessoas e de Deus.
Problemas nervosos, dor de cabeça, esgotamento, gastrite, doenças de pele e até câncer provém de doenças da alma.
É um ciclo natural. Cactos só geram cactos, assim como criticas só geram destruição.
Por isso, nos afastemos desse ato!

Nenhum comentário: